segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mídia-Educação: o que é estar alfabetizado hoje?

Nos diferentes cenários da sociedade atual, a relação entre cultura e educação sugere novas formas de interação entre pessoas e conhecimento. Tais relações têm sido cada vez mais mediadas pelas tecnologias e, consequentemente, novas linguagens estão sendo construídas e que nos levam à pergunta: o que é estar alfabetizado hoje?
Além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das notícias e dos jornais - saber usar o computador, operar as diversas funções do celular, navegar pelas redes da Internet de forma segura, e compartilhar conteúdos de forma responsável. Nesse universo, a mediação educativa é um dos grandes desafios da mídia-educação.
Sabemos que as mídias hoje são elementos importantes de práticas culturais das pessoas e asseguram formas de socialização e transmissão simbólica; por isso, entender a mídia como cultura e mediação implica reconhecer certas tensões entre o tecnológico, o industrial e o social, como destaca Roger Silverstone, em seu livro Por que estudar a mídia.

Antônio More/Gazeta do Povo
Antônio More/Gazeta do Povo /
Nesse quadro, as mídias clássicas e digitais e suas tecnologias da informação e comunicação não podem mais estar excluídas das experiências escolares de ensino-aprendizagem. É uma condição da cidadania - seja ela de pertencimento, seja instrumental, diz Rivoltella. E a mídia-educação significa uma possibilidade de educar para/sobre as mídias, com as mídias e através das mídias, a partir de uma abordagem crítica-reflexiva, metodológico-instrumental e expressivo-produtiva. Ou seja, precisamos trabalhar educativamente com esse universo midiático de forma crítica, aprender a operar com seus diferentes códigos, a nos expressar utilizando as múltiplas linguagens e compartilhar tais produções de forma responsável.
Nesse sentido, a mídia-educação pode contribuir com uma educação para a cidadania capacitando crianças, jovens e professores para uma apropriação ativa das mídias. Isso significa ir além, construir uma atitude mais crítica em relação aos programas que assistem, aos sites em que navegam e às interações que estabelecem nas redes, no sentido de problematizar a cultura midiática que consomem, produzem e compartilham.
Para tal, precisamos nos perguntar em que medida, nós, adultos (pais, mães e professores) estamos alfabetizados nessas linguagens e de que forma possibilitamos as mediações significativas nesse contexto cultural em geral, e midiático e tecnológico em particular. 
Como convivemos com certas mídias há muito tempo, nem sempre alcançamos um distanciamento crítico em relação a nossas experiências. Aliás, diversas pesquisas apontam usos das mídias na escola de forma questionável do ponto de vista da mídia-educação, alternando-se entre resistência, negatividade e permissividade. Em vez de desprezar o que crianças e jovens fazem com as mídias, poderíamos tomá-los como objetos de estudo, buscar entender os usos e o que os possíveis aprendizados com as mídias. Isso poderia ser feito, por exemplo, por meio da problematização de suas formas de consumo, discussão de questões ligadas à formação humana, às produções culturais e aos espaços sociais destinados à infância, à adolescência e à juventude de hoje.
Algumas pesquisas demonstram aspectos de tais perspectivas, seja da mídia-educação nas escolas, seja das relações que crianças e jovens estabelecem com diferentes mídias e tecnologias na vida cotidiana. Cenário de uma próxima conversa...

2 comentários:

  1. Este post nos faz relembrar o passado, pois quem acreditaria que nos anos 2000 teríamos a mídia dentro da sala de aula. Não apenas uma televisão com o velho video cassete, mas o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila!
    Me agrada a contribuição que mídia-educação proporciona para uma educação para a cidadania capacitando crianças, jovens e professores para uma apropriação ativa das mídias.

    ResponderExcluir